O programa Voluntariado de Iniciação Científica da Universidade Federal de Mato Grosso– VIC/UFMT foi criado pela PROPEQ/UFMT, através da Resolução CONSEPE nº 54 de 30 de Agosto de 2004 (resolução n°54), para fins de regulamentar a atividade de iniciação científica desenvolvida por alunos voluntários, regularmente matriculados em algum curso de graduação, não contemplados com bolsa.

A criação do Programa VIC vem atender o desejo dos alunos de se engajar nas atividades de pesquisa e a necessidade, por parte dos pesquisadores, de ampliar e renovar suas equipes, fora das modalidades contempladas pelos programas já existentes.

Na prática o trabalho voluntário dos alunos nos projetos de pesquisa sempre existiu na UFMT, antes da existência do PIBIC e depois de sua implantação, pela impossibilidade de o Programa suprir toda a demanda.

O trabalho voluntário na pesquisa, proporciona a oportunidade de um primeiro contato do aluno com grupos já instituídos, no sentido de verificar sua afinidade ou compatibilidade com a linha de pesquisa do orientador e seu estilo pessoal de orientação.

A oficialização dessa atividade contribui para estimular o aluno a conhecer o universo da pesquisa e integrar-se a ele, buscando o aprendizado e a qualificação.

Em síntese os requisitos e obrigações para os alunos e pesquisadores são os mesmos do Programa PIBIC, ou seja, o orientador deve ter um projeto de pesquisa registrado e em andamento; deve elaborar um plano de trabalho para o aluno, que por sua vez terá que cumprir a carga horária de 20 horas semanais, confeccionar os relatórios (parcial e final) e participar do Encontro de Iniciação Científica, apresentando os resultados da pesquisa, juntamente com os bolsistas PIBIC.

O ingresso no programa além de proporcionar seu aprendizado e qualificação para a pesquisa, torna o voluntário um candidato natural à substituição de um bolsista PIBIC, com o recebimento de bolsa, em caso de desligamento desse, a critério do orientador.

Ao final do período de um ano de atividade, cumpridas as atividades previstas nas normas do Programa, o aluno receberá um certificado de participação.