Edital de Apoio para Projetos de Estudantes na UFMT

A Pró-reitoria de Assistência Estudantil-PRAE lança edital de apoio para projetos de estudantes da UFMT.

O aporte financeiro a projetos estudantis é uma iniciativa da PRAE para apoiar estudantes que buscam desenvolver projetos na UFMT, voltados a diversas áreas temáticas, como Comunicação, Diversidade étnico-racial, de gênero e de orientação sexual, Educação e Acessibilidade, Saúde e Saúde Mental, entre outras.

Em tempo em que a Covid-19 ainda representa uma grave ameaça à saúde pública, com efeito perverso na sociedade, a PRAE identifica que muitos estudantes, sejam elas e eles vinculados ou não a coletivos e organizações estudantis têm muitas ideias e desenvolvem ações que colaboram muito com esse processo de enfrentamento da doença, mas principalmente com medidas educativas, sociais e políticas inclusive para os próprios estudantes da UFMT, que é um público vulnerável, conforme já identificou a V Pesquisa do Fórum Nacional de Pró-reitores de Assuntos Estudantis (Fonaprace) que em 2018 identificou que quase 70% dos estudantes com renda per capita familiar até um e meio salário-mínimo.

Pensando então exatamente no público estudantil, e de como estudantes são potenciais sujeitos realizadores de práticas educativas, políticas e de solidariedade, nasceu a proposta de “APOIO FINANCEIRO A PROJETOS ESTUDANTIS DE INTERVENÇÃO EM CONTEXTO DA COVID-19”.

Um Edital como esse tem várias finalidades, primeiro apoiar projetos dos próprios estudantes, reconhecendo o protagonismo que estudantes têm; segundo pelo potencial que significa estudantes falando e trabalhando diretamente com estudantes, numa rede de (re)conhecimento já que eles têm capacidade e linguagem própria, e diferenciadas, para falar com jovens, pois são também jovens, de forma que pode ter um efeito muito positivo e mais duradouro nas ações e relações que construir; e, por fim, entender que esse apoio também colabora para manter e reforçar o vínculo estudantil com a UFMT, num contexto em que precisamos também nos fortalecermos para que a Universidade mostre todo seu potencial e capacidade de produzir ação, conhecimento e solidariedade social. O Edital define como foco de atuação as propostas com ações previstas diretamente com e para as/os estudantes da UFMT, nos distintos campi universitários. É uma linha de investimento da assistência estudantil muito coerente ao compromisso que temos com ações promocionais e de apoio aos estudantes e que neste momento têm lugar muito significativo para nossa atuação, e contar com a vitalidade do protagonismo dos próprios estudantes é para nós estratégico.

Confira o Edital aqui.