4° edição do ICHS InterAtivo

ICHS InterAtivo promove debate sobre conhecimento popular e científico na UFMT, Barra do Garças

Evento conta com palestra, sobre os povos indígenas na Universidade

A 4° edição do ICHS InterAtivo acontece nos dias 20 e 21 de setembro, na UFMT de Barra do Garças, em parceria com o Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde (ICBS). O tema dessa edição é Rede de Saberes: intersecções entre o conhecimento popular e o científico.

As atividades começam pela manhã, 09h, com oficinas e minicursos. A partir das 19h, inicia a abertura oficial com apresentação cultural da Roda de Capoeira Mestre Catitu e convidados. Em seguida, uma mesa-redonda abordando  os saberes entre a universidade e os povos indígenas, com  a participação da professora  Carmen Lucia, atual  coordenadora do Programa de Inclusão Indígena (PROIND), a professora Eliane Ndiaye, atual  diretora do Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde e da estudante Terezinha Ramos do curso de Farmácia da UFMT Araguaia.

Terezinha pertence à Terra Indígena Portal do Encantado, na Aldeia Nautukirs Pisiors, da etnia Chiquitano. Atualmente é assistida pelo programa PROIND, que promove o acesso dos estudantes indígenas nos cursos de graduação da UFMT, além de assegurar o acompanhamento permanente do estudante indígena durante toda a sua formação. Todos os campi da UFMT possuem indígenas de diferentes etnias que são assistidos.

Na quinta-feira (20), às 9h, Terezinha estará ofertando um minicurso sobre o encontro dos saberem tradicionais e científicos, com o intuito de inserir os saberes populares no meio acadêmico, permitindo contribuir para a construção coletiva do conhecimento a partir da diversidade cultural de diferentes grupos e suas lógicas próprias de leitura do mundo.

Para participar da 4° Edição do ICHS InterAtivo, as inscrições deverão ser realizadas através do site: www.even3.com.br/ichsinterativo

E-mail: suzanarosa19@gmail.com ou vanessadiasoliveira62@gmail.com

Telefone: (62) 9 8101-8430 ou (66) 9 9909-1931