Curso: Engenharia de Alimentos (4,5 anos – Bacharelado)

Coordenador(a): Paula Becker Pertuzatti Konda

E-mail: engalimentos@ufmt.br; cengalimentos@gmail.com

Plano de Ensino

Objetivo do Curso

O curso visa à formação de um profissional capaz de dominar a tecnologia de processamento e conservação dos alimentos, desde a seleção da matéria-prima, até as fases de produção, transformação, preservação, acondicionamento e distribuição.

Mercado de Trabalho

O profissional poderá atuar em indústria de produtos alimentícios, indústria de insumos e produtos (matérias-primas, equipamentos, embalagens, aditivos), Empresas de Serviços e Órgãos e Instituições Públicas, Consultoria e Assistência Técnica ou empreender o seu próprio negocio.

O que estuda

Os dois primeiros anos são de formação básica com aulas de matemática, química, bioquímica, biologia, físico-química e termodinâmica. Após, o currículo enfatiza as disciplinas técnicas, tais como os fenômenos de transporte e as operações unitárias e aquelas ligadas à produção e à conservação dos vários tipos de alimentos.
Conteúdos das áreas de economia e administração dão fundamentação para o futuro profissional atuar no gerenciamento industrial, logística de produção e distribuição, etc. O estágio é obrigatório no último ano do curso.